quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Cúrcuma / Açafrão-da-terra

Nos últimos anos os benefícios Cúrcuma chamou a atenção atenção dos cientistas ocidentais e ervanários. No entanto, esta erva ocupou um lugar de honra na medicina tradicional da Índia, Ayurveda, porque eles sempre souberam os poderes mágicos medicinais da cúrcuma.
Cúrcuma é um arbusto perene, que é cultivado na Índia e em outras áreas tropicais da Ásia. Foi muito usado como tempero para cozinha indiana.
No açafrão da Índia, na medicina tradicional ayurvédica era um símbolo de prosperidade – que era considerada uma erva de limpeza de todo o corpo. Medicamente, ele foi usado como um auxílio para distúrbios digestivos e como um tratamento para a febre, infecções, disenteria, artrite, icterícia e outras doenças do fígado.
Os médicos tradicionais chineses também utilizam a cúrcuma para tratar problemas de fígado e vesícula biliar, parar o sangramento e aliviar o congestionamento no peito e desconforto menstrual.
O ingrediente ativo da cúrcuma é chamado de curcumina. Este composto poderoso dá a cúrcuma seus benefícios terapêuticos, a sua cor amarela, e seu sabor picante. Mais especificamente, a curcumina é antioxidante, anti-inflamatório, bactericida, calmante estômago, e protege fígado e coração.
A Cúrcuma reduz a inflamação, diminuindo os níveis de histamina e pode também estimular as glândulas supra-renais para aumentar a produção de um hormônio que reduz a inflamação. Ele é frequentemente usado para aliviar dores nas articulações e inflamação associada à artrite. No entanto, ele também é usado para reduzir a dor articular e inflamação em outras doenças também.
Cúrcuma (curcumina) também é rica em antioxidantes. Antioxidantes são substâncias de combate a doença que amenizam o ataque contínuo de radicais livres. Os radicais livres são moléculas instáveis de oxigênio que danificam as células que viajam através do corpo e são responsáveis pelo envelhecimento precoce e doenças como o câncer se não forem combatidos. Na verdade, naturopatas recomendam frequentemente açafrão para casos de alta concentração de antioxidantes.
Diversos estudos em animais sugerem que a cúrcuma protege o fígado dos efeitos nocivos de certas toxinas, incluindo o álcool.
Entre os muitos benefícios da cúrcuma, é que ela abriga atividade antiplaquetária. A erva diminui a capacidade do sangue de formar coágulos e, como tal, esta ação pode melhorar a circulação, bem como oferecer alguma proteção contra ataques cardíacos e derrames.
Se você sofre de problemas digestivos esta erva é um excelente remédio. Cúrcuma ajuda a digerir gorduras por estimular o fluxo de bile.
Estudos de laboratório indicam que a curcumina tem atividade anti-câncer. Mais especificamente, destrói alguns tipos de células cancerosas. Essa ação pode ser devido às propriedades antioxidantes da cúrcuma.
Outros possíveis benefícios a saúde do açafrão: ajuda a combater bactérias infecções, oferece prevenção a catarata.
De fato, os benefícios da cúrcuma são substanciais, mas é sempre bom estar informado sobre possíveis efeitos colaterais. Cúrcuma é considerada uma erva segura. No entanto, prolongar o uso de doses superiores às recomendadas pode causar dor de estômago e outros distúrbios gastrintestinais.
Cúrcuma 1 Cúrcuma   Benefícios Alimento RemédioCúrcuma 2 Cúrcuma   Benefícios Alimento Remédio

Não há dose diária recomendada de açafrão, porque não é considerado um nutriente essencial. O uso de cúrcuma não é recomendado as seguintes pessoas: com doença cardíaca congestiva, cuja causa permanece não identificado, pessoas com cálculos biliares doloroso, icterícia obstrutiva, cólica biliar aguda, doenças do fígado, mulheres grávidas ou amamentando, pessoas com distúrbios de coagulação do sangue.

Cúrcuma (ou açafrão-da-terra) e suas propriedades curativas

 
Cúrcuma comprada na feira orgânica da Glória, no RJ.






























Suco de Cúrcuma é algo que temos vindo a utilizar há algum tempo. Tente adicioná-lo ao seu cardápio de sucos.

O ingrediente ativo na cúrcuma é a curcumina. Ela tem sido usada por mais de 2500 anos na Índia, onde foi inicialmente utilizado como corante para roupas e alimentos.

As propriedades medicinais desta especiaria foram lentamente se revelando ao longo dos séculos. Muito conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias, pesquisa recente revelou que a cúrcuma é uma maravilha natural, provando ser benéfico no tratamento de muitas condições diferentes de saúde, do câncer a doença de Alzheimer.

Aqui estão 20 razões para adicionar açafrão à sua dieta:

1. É um agente natural anti-séptico e antibacteriana, útil na desinfecção de cortes e queimaduras.

2. Toma-o em pó, ou extração de seu sumo, em água morna e limão, como um gargarejo com 1 colher de chá de cúrcuma. Conhecido para ajudar a aliviar dores de garganta.

2. Quando combinado com couve-flor, tem mostrado ser um excelente agente de prevenção do câncer da próstata e a retenção do crescimento do cancêr de próstata existente. (fazer como uma sopa, adicionando o alho, leite de coco e açafrão)



O poder do amarelo ardente!
O poder do Amarelo Ardente! 

3. Impediu o câncer de mama de se espalhar para os pulmões em camundongos.

4. Pode prevenir o melanoma e causar células de melanoma existentes a cometer suicídio.

5. Reduz o risco de leucemia infantil.

6. É um desintoxicante do fígado natural. (Veja a nossa receita sucos na nossa página de FB)

7. Pode prevenir e retardar a progressão da doença de Alzheimer através da remoção de acúmulo de placa bacteriana amyloyd no cérebro.

8. Pode impedir a ocorrência de metástases em diversas formas de câncer.

9. É um potente anti-inflamatório natural que funciona bem como muitas drogas anti-inflamatórias, mas sem os efeitos secundários.

10. Tem se mostrado promissora em retardar a progressão da esclerose múltipla em ratinhos.

11. É um analgésico natural e COX-2 inibidor.

12. Pode ajudar no metabolismo da gordura e ajudar no controle do peso.

13. Tem sido muito utilizado na medicina chinesa como um tratamento para a depressão.

14. Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, é um tratamento natural para artrite reumatóide e artrite.

15. Aumenta os efeitos da droga paclitaxel quimioterapia e reduz seus efeitos colaterais.

16. Estudos promissores estão em curso sobre os efeitos de cúrcuma sobre o câncer de pâncreas.

17. Há estudos em andamento dos efeitos positivos da cúrcuma sobre mieloma múltiplo.

18. Foi demonstrado para parar o crescimento de novos vasos sanguíneos em tumores.

 

Vitamina Amarelo Ardente
Vitamina Amarelo Ardente






19. Acelera a cicatrização de feridas e auxilia na remodelação da pele danificada.

20. Pode ajudar no tratamento da psoríase e outras condições inflamatórias da pele.


Cúrcuma, ou açafrão da terra, pode ser tomado em pó ou em forma de pílula, ou utilizando a raíz fresca. Ele está disponível em forma de pílula na maioria das lojas de alimentos saudáveis, geralmente em 250 cápsulas de 500mg. 

Uma vez que você começar a usar o açafrão em uma base regular, é divertido para encontrar novas maneiras de usá-lo em receitas.  

Contra-indicações: cúrcuma não deverá ser utilizado por pessoas com cálculos biliares ou obstrução biliar. Apesar da cúrcuma ser muitas vezes usado por mulheres grávidas, é importante consultar um médico antes, pois a cúrcuma pode ser um estimulante uterino.



http://www.asplantasmedicinais.com/curcuma-beneficios-alimento-remedio.html